quinta-feira



Otaku ou otome?









Otaku ou Otome?:


A pergunta que não quer calar da vez: Garota, que gosta de anime e mangá é ‘otaku’ ou ‘otome’?
Vamos primeiro analisar o significado dessas palavras:
Otaku (おたく) palavra japonesa que se refere a ‘fã’. No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animês e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. O termo é normalmente utilizado apenas dentro da comunidade de fãs de animês e mangás e de falantes do idioma japonês.
Otome (乙女) expressão japonesa que significa donzela, virgem ou senhorita (garota comportada e educada).
No universo dos animes e mangás adotou-se a ‘regra’ que: menino é denominado ‘otaku’ e menina ‘otome’. Embora, no Japão, essas duas palavras não sejam usadas para se referir a pessoas que gostam de animações e quadrinhos.
Porém poucas pessoas conhecem o termo ‘otome’, a não ser que tenha muito contato com nosso ‘universo otaku’. E a maioria das garotas que gostam de animes e mangás não liga de ser chamada de ‘otaku’.
Se já existe muita gente que não sabe seguer o significado de ‘otaku’, ou nunca ouviu essa palavra, existem menos ainda pessoas que conhecem a palavra ‘otome’, embora ela seja muito usada em comunidades de ocidentais fãs do Japão e sua cultura.
De modo geral, o Kawaii.klaryan.com utiliza a palavra otaku para se referir ás meninas, por ser mais conhecida. Mas o termo otome existe e é (deve ser) utilizado.













Sem comentários:

Enviar um comentário