quinta-feira


Cosplay

Cosplay, o que é, quem faz, por que fazem?
Estou aqui pra falar de um assunto bem interessante: Cosplay. Nós otakus já sabemos o que é, quem faz e porque fazem, mas eu já entrei em muitos blogs que tem receio/preconceito sobre o assunto e publicam absurdos!
Sem contar a polêmica que a Rede Globo lançou dia 17 de Junho de 2007 dizendo que um casal de namorados fugiu por causa de animes e que até hoje é comentada em nosso ‘universo’. Sendo que o pessoal ignora que, toda vez que tem evento de anime, a mesma Rede Globo faz uma cobertura mostrando como o evento é legal.
Primeiramente: O que é cosplay?
Cosplay é a ‘junção’ das palavras inglesas: costume (sub. traje/vestuário; verbo vestir/mascarar) + player (sub. jogador/artista/ator) traduzindo, seria um jogador mascarado, trajado, fantasiado.
Um ‘cosplayer’ ou, uma pessoa que faz ‘cosplay’ é uma pessoa que se fantasia de um personagem (InuYasha, Harry Potter, Super Homem, enfim, qualquer um, apesar de ser mais voltado pra filmes e animações japonesas, hoje em dia já se generalizou) e ‘joga’, ‘atua’ como se fosse esse personagem.
Então… Qual a diferença entre um cosplayer e uma criança que coloca uma toalha nas costas e se diz um super herói para brincar?
A grosso modo, me desculpem os otakus fanáticos, eu posso dizer que não existe nenhuma diferença. O fato é que o cosplay se tornou tão famoso que existem concursos que premiam as melhores fantasias, as melhores atuações e eventos onde o pessoal vai trajado assim. E pessoas de todas as idades fazem cosplay. Muitos apenas para ganhar prêmios, é mais que uma brincadeira, é uma profissão, ganha-se dinheiro com isso.
Quem faz esse tipo de coisa?
Quem faz cosplay? Qualquer um, eu, você, seu vizinho, sua mãe. É, por que não? Gente do mundo inteiro e de todas as idades faz cosplay.
Uma discussão que vem sendo feita, outra polêmica lançada na rede (fala a verdade, qualquer movimento é criticado na rede, se você é vegetariano você critica quem come carne, quem come carne quer matar os vegetarianos, se você é emo você é xingado e fala mal de quem te xinga, assim vai, um ciclo vicioso) é a respeito de meninas que se vestem com roupas sensuais demais.
Como eu já disse, quando você faz cosplay você está atuando. Quantas atrizes semi nuas você já viu na tevê desde que nasceu? Muitas né? Então cosplay é isso, é atuar, ao acabar o evento acaba a brincadeira, todos voltam a vestir roupas ‘normais’ e ser pessoas ‘normais’. Eu não vejo nada demais, aliás, a comunidade otaku (nós, os fãs de animes e mangás respeitamos os outros fãs e seus devidos cosplay, nunca vi nenhum tipo de assédio em eventos de cosplay).

Por que fazer isso?
Como eu já disse, é diversão, é hobby e é bonito! As pessoas capricham e vão pra festas e eventos.
Sabe a festa a fantasia? Então! É quase a mesma coisa, a pessoa se fantasia e vai se divertir! Passar o tempo e ainda pode ganhar um prêmio bem legal se a fantasia for boa!
É apenas isso, claro, temos extremistas e fanáticos, pessoas que não sabem separar vida real da fantasia e acabam fazendo coisas erradas e tal.
Mas essas são as excessões. Temos católicos fanáticos, homens-bombas, suicidas… Enfim, todo tipo de pessoa no mundo e o universo otaku não está livre de pessoas assim.
Mas fora essas raras excessões todos somos pessoas normais que as vezes precisamos de um toque de fantasia para sairmos da monotonia do dia-a-dia.
Sim, amamos ser cosplayers e amamos nossas fantasias. Ma é porque nos sentimos bem e gostamos de ouvir: nossa você parece a tal do anime tal. Quem nunca se sentiu na pele de um personagem ao ver um filme, uma novela ou ler um livro? Nós também nos sentimos ao ver um anime ou ler um mangá e, as vezes, como a criança com a toalha, queremos fugir do real e brincar que somos outra pessoa com um final feliz.


Sem comentários:

Enviar um comentário